Pós-Graduação / 2017

 

Cursos:

 

Área: Administração e Ciências Contábeis

  • GESTÃO DE PESSOAS E PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Descrição:   O departamento pessoal deixou de ser um simples departamento com fins burocráticos para se tornar o personagem principal da transformação dentro de uma organização. No ambiente globalizado, o cenário exige um posicionamento diferente desta área nas organizações. Essa nova concepção e a exigência de um posicionamento diferenciado requerem discussões e reflexões relativas às diferenças entre as técnicas de gestão tidas como tradicionais e aquelas que atendem ao novo papel da área de Gestão de Pessoas e dos líderes das diversas áreas da organização para uma nova compreensão e atuação na condução mais adequada e equânime de seus colaboradores. Dessa forma, o curso visa ampliar o desempenho de profissionais que atuam em múltiplas áreas organizacionais, com formação de nível superior, promovendo a compreensão sobre a gestão organizacional, suas mudanças e demandas atuais pautadas na gestão estratégica de pessoas e na condução adequada das ações que promovam sua correta aplicabilidade no contexto de trabalho, com integração mútua entre os colaboradores, mas respeitando as particularidades psicológicas comportamentais de cada indivíduo.

Público Alvo:  Profissionais da área de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Engenharia, Psicologia, Pedagogia e todos que desejam se aprofundarem no tema.

Matriz Curricular:
Formação de profissionais
Comunicação Empresarial
Coaching Individual e de Equipe: uma modalidade de ferramenta de gerenciamento de pessoas
Avaliação de Desempenho e Trabalho em Equipe
Metodologia da Pesquisa Científica e TCC
Gestão de Conflitos
Técnicas de Negociação
Gestão de Carreiras e Psicologia Organizacional
Liderança e Comunicação assertiva
Processos e técnicas de seleção de pessoas

Duração do curso:  12 meses

  

Área: Direito

 

    1 - DIREITO PROCESSUAL CIVIL – ÊNFASE NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

    Descrição: O curso visa o aprimoramento e atualização do conhecimento sobre o Direito Processual Civil, especialmente em relação ao Novo Código de Processo Civil, que passa a ter vigência em março de 2016.

    É uma oportunidade de fazer uma pós graduação enquanto se atualiza em relação às importantes alterações trazidas pelo novo código.

    Público Alvo: Profissionais das carreiras jurídicas; funcionários públicos diretamente envolvidos com o Código de Processo Civil; Advogados e pessoas que se afeiçoem ao tema. 

    Módulo 1 –    Didática no ensino superior; Metodologia de Pesquisa Científica.

    Módulo 2 – Das normas processuais civis; da função jurisdicional; dos sujeitos do processo.

    Módulo 3 –    Da forma, do tempo e do lugar dos atos processuais; da comunicação dos atos processuais; das nulidades; da distribuição e do registro; do valor da causa.

    Módulo 4 -    Da tutela provisória; da Formação e extinção do processo; Processo de Conhecimento: das disposições gerais e da petição inicial; da improcedência liminar do pedido; da audiência de conciliação ou de mediação;

    Módulo 5 -    Processo de Conhecimento: Da contestação; da reconvenção; da revelia; das providências preliminares e do saneamento; da audiência de instrução e julgamento; das provas.

    Módulo 6 -    Processo de Conhecimento: da sentença e da coisa julgada; da liquidação de sentença; do cumprimento da sentença.

    Módulo 7 -    Dos procedimentos especiais: da ação de consignação em pagamento; da ação de exigir contas; das ações possessórias; da ação de divisão e da demarcação de terras particulares;

    Módulo 8 -    Dos procedimentos especiais: do inventário e da partilha;

    Módulo 9 -    Dos procedimentos especiais: da ação de dissolução parcial de sociedade; dos embargos de terceiro; da oposição; da habilitação; das ações de família; da ação monitória; da monologação do penhor legal; da regulação de avaria grossa; da restauração dos autos;

    Módulo 10 - Dos procedimentos de jurisdição voluntária

    Módulo 11 - Do processo de execução

    Módulo 12 - Dos processos nos tribunais e dos meios de impugnação das decisões judiciais: da ordem dos processos e dos processos de competência originária dos tribunais;

    Módulo 13 - Dos processos nos tribunais e dos meios de impugnação das decisões judiciais: Dos recursos.

    Módulo 14 – Dos recursos para o Supremo Tribunal Federal e para o Superior Tribunal de Justiça.

    Módulo 15 - Simpósio

     

    2 DIREITO ADMINISTRATIVO APLICADO AO SETOR PÚBLICO

    Descrição: A estrutura do curso foi desenvolvida tendo como norte o fato de que nos últimos anos a carreira pública ganhou status e competitividade comparáveis ao setor privado. Os profissionais dessa área tiveram que se adaptar à constantes cobranças de maior rendimento funcional, com a instituição de metas e desempenho. O foco na eficiência teve por consequência a expedição de uma série de regulamentos de trabalho, fato que só demonstra o tamanho da importância do Direito Administrativo nessa área.

    Público Alvo: Profissionais das carreiras jurídicas; funcionários públicos e demais agentes ligados à carreira pública; Advogados; estudantes com foco em concursos públicos e pessoas que se afeiçoem ao tema.

    Módulo 1 – Didática no ensino superior; Metodologia de Pesquisa Científica.

    Módulo 2 – Direito Administrativo e Administração Pública: Estado; Poderes e Funções; Função Administrativa; Federação; Administração Pública: Sentidos Objetivo e Subjetivo; Órgãos Públicos; Princípios Administrativos.

    Módulo 3 – Poderes e Deveres dos Administradores Públicos: uso e abuso do poder; Poderes Administrativos; Poder Regulamentar; Deveres dos Administradores Públicos; Hierarquia e Disciplina; Disciplina funcional;

    Módulo 4 – Poder de Polícia: Competência; Poder de Polícia Originário e Delegado; Polícia Administrativa e Polícia Judiciária; Âmbito de Incidência; Atuação da Administração; Limites; Legitimidade; Sanções.

    Módulo 5 – Ato Administrativo: Introdução; Conceito, Elementos, Objeto, Forma, Motivo e Finalidade; Características; Mérito Administrativo; Formação e Efeitos; Classificação; Espécies; Extinção; Invalidação; Revogação.

    Módulo 6  - Contratos Administrativos: Contratos Privados da Administração; Sujeitos do Contrato; Características; Espécies; Cláusulas de Privilégio; Equação Econômico-Financeira; Formação, Duração, Prorrogação, Renovação, Inexecução e Extinção do Contrato; Sanções Administrativas; Crimes e Penas; Convênios e Consórcios Públicos.

    Módulo 7 – Licitação: Fundamentos; Objeto; Princípios; Dispensa de Licitação; Inexigibilidade de Licitação; Modalidades; Procedimento; Anulação; Revogação; Recursos Administrativos; Crimes e Penas; Pregão; Microempresas e Empresas de Pequeno Porte; Serviços de Públicidade.

    Módulo 8 -  Serviços Públicos: Características; Classificação; Titularidade; Princípios; Remuneração; usuários; Execução do Serviço;            

    Módulo 9 – Concessão e Permissão de Serviços Públicos: Fontes Normativas; Concessão Comum: Concessão de Serviço Público Simples; Concessão de Serviço Público Precedida de Execução de Obra Pública; A relação contratual e a supremacia do concedente; Concessionário e Concedente; Concessão a Empresas Estatais; Exigência de Licitação; Encargos; Direitos e Obrigações; Prazos; Intervenção, Extinção e Reversão. Controle de Serviços Concedidos; Permissão de Serviços Públicos; Concessão Especial de Serviços Públicos (Parcerias público-privadas)

    Módulo 10 - Responsabilidade Civil do Estado: Introdução e Evolução; Aplicação da Responsabilidade Objetiva; Atos Legislativos; Atos Judiciais; Reparação do Dano; Direito de Regresso; Estudo de Casos.

    Módulo 11 -  Servidores Públicos: Agentes Públicos; Servidores Públicos; Regimes Jurídicos Funcionais; Organização Funcional; Concurso Público, Acessibilidade, Acumulação de Cargos e Funções, Estabilidade; Regime Previdenciário: Aposentadoria e Pensões; Disponibilidade; Mandato Eletivo; Sistema Remuneratório; Associação Sindical e Direito de Greve; Responsabilidade dos Servidores Públicos;

    Módulo 12 - Controle da Administração Pública: Controle Administrativo: Meios de Controle, Recursos Administrativos, Coisa Julgada Administrativa, Prazos , Processo Administrativo, Arbitragem; Controle Legislativo; Controle pelo Tribunal de Contas;

    Módulo 13 - Controle Judicial da Administração Pública: Súmulas e Súmulas Vinculantes; Atos sob controle especial; Prescrição de Ações contra a Fazenda Pública; Mandado de Segurança; Habeas Corpus; Ação Popular; Mandado de Injunção; Habeas Data; Ação Civil Pública; Ação de Improbidade Administrativa; O Poder Público em Juízo;

    Módulo 14 – Bens Públicos: Conceito; Bens das Pessoas Administrativas Privadas; Classificação; Afetação e Desafetação; Regime Jurídico; Aquisição; Gestão dos Bens Públicos; Alienação; Espécies de Bens Públicos; Águas Públicas;

    Módulo 15 – Simpósio

 

Informações Gerais:

 

Metodologia: Disciplinas oferecidas por meio de aulas práticas e teóricas, seminários e trabalho de conclusão de curso.           

Corpo Docente: Formado por doutores, mestres e especialistas nas áreas especificas com experiência profissional.

Sistema: Presencial

Frequência Exigida: 75%

 

 

Documentos Necessários:

- Ficha de inscrição devidamente preenchida;
- 02 fotos recentes 3x4;
- 02 fotocópias legíveis: Diploma do Curso Superior, Histórico Escolar do Curso Superior, Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, Título de Eleitor e Certificado de Reservista (se do sexo masculino).

 

 

Contato:

Faculdades Integradas de Paranaíba - FIPAR
Centro de Pós-Graduação
Rua: Macrino Queiroz, 270 - Jardim Redentora
fone/fax: (67) 3668-1945
 e-mail: pos.fipar@hotmail.com
CEP: 79.500-000  •   Paranaíba-MS