Pedagogia

SOBRE O CURSO

Pedagogia é o curso ideal para quem tem interesse em ensinar, orientar e educar pessoas em diversos estágios da vida, seja enquanto ainda estão dando os primeiros passos no mundo ou quando já atingiram a fase adulta.

Nos órgãos públicos, participa do desenvolvimento e da fiscalização das leis de ensino no país. Em outras palavras, o pedagogo fica de olho nas escolas, pra saber se aquilo que foi determinado pelos órgãos está sendo obedecido.

Outra função bem importante que é praticada por esses profissionais é a inclusão social e escolar das pessoas com deficiência, entendendo as necessidades de cada aluno.

O Pedagogo que tem que saber lidar com crianças e pré-adolescentes, um pedagogo precisa ser muito didático, ou seja, ter habilidade de ensinar a galerinha.

Como vai trabalhar com os primeiros anos da galerinha na escola, é preciso ter paciência com a adaptação e saber lidar com as diferenças de personalidade e de habilidades entre cada aluno.
Resumindo, é um dos responsáveis por educar melhores seres humanos pro futuro.

DIFERENCIAIS

O curso de Pedagogia das FIPAR detém nota 3 no conceito de curso do MEC (nota máxima 5). Mais de 57% dos professores são Mestres e Doutores empenhados em prover o melhor desenvolvimento do aluno nos 4 anos de duração do curso.

O curso promove eventos extracurriculares, como Semanas Acadêmicas e Palestras, enriquecendo, dessa forma, o currículo do curso e dos discentes.

Estimulamos nossos alunos a dialogar para promover a integração entre teoria e prática. Entendemos a necessidade da construção do senso crítico dos futuros profissionais.

MERCADO (Área de atuação)

O mercado de trabalho da Pedagogia é um dos que mais emprega no Brasil. 95% dos pedagogos no Brasil estão empregados.

Pouco tempo atrás foi aprovada uma lei que não permite que profissionais não formados em Pedagogia possam dar aulas nos primeiros anos de ensino. Isso fez com que muitos fossem buscar a graduação pra não perder espaço no mercado de trabalho. Essa lei gera exclusividade de atuação aos pedagogos, o que ajuda muito na hora de conseguir um emprego, vai dizer.

Um licenciado em pedagogia pode trabalhar em diversas funções envolvidas com o aprendizado das pessoas.

Das funções que um pedagogo pode exercer, aqui vão algumas delas:

DENTRO DA ESCOLA

  • Ensino
    Trabalhar como professor de ensino infantil e fundamental, ensinando a galerinha de até 12 anos.
  • Educação Especial
    Trabalhar no processo de aprendizado de alunos com deficiência, dando aulas ou criando materiais de ensino.
  • Coordenação e Orientação Pedagógica
    Acompanhar todo o processo de aprendizado da galerinhas, orientando tanto os alunos quanto os professores. Além disso, cuidar de toda a rotina de ensino da escola.
  • Supervisão Educacional
    Supervisionar os professores e avaliar todos eles, com o objetivo de elevar a qualidade do ensino na escola.

FORA DA ESCOLA

  • Desenvolvimento de Materiais de Ensino
    Aqui entram as editoras. O profissional da Pedagogia participa da criação de livros, apostilas, vídeo e até jogos educativos.
  • Pedagogia Hospitalar
    Trabalhar com o aprendizado da galerinha quando estão internados.
  • Pedagogia Social
    Atuar no resgate da autoestima, convivência social e familiar de pessoas que tiveram esses valores “perdidos” durante a sua criação. Nessa área, trabalha junto com assistentes sociais.
  • Pedagogia Empresarial
    O pedagogo na empresa vai desenvolver projetos educacionais e colocá-los em prática.
    Agora eu te respondo o porquê do museu lá em cima!
    Imagine que um museu vai receber uma excursão de pequenos alunos quietos e comportados.
    O museu precisa ter uma excursão preparada para essas crianças, com a linguagem adequada e com uma forma de apresentação que faça com que eles curtam o passeio.

Inscrições

(em breve)

Duração

4 anos (8 Semestres)

Carga horária

3200 h/a

Modalidade

Presencial

Graduação

Licenciatura

Turno

Noturno


Coordenação

Prof. Esp. Niwton Drey Donaire dos Santos

niwtondrey@hotmail.com

(67) 3668-1945

Especialista em em Direito Administrativo e Finanças Públicas (2012), em Fisiologia do Exercício (2010), em Educação Física Escolar (2009) e em Didática Geral (2008) pelas Faculdades Integradas de Cassilândia – FIC. Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Cassilândia – FIC (2010). Licenciatura em Educação Fisíca pela Faculdade Vale do Aporé – FAVA (2008). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Votuporanga – UNIFEV (2002). Coordenador do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Paranaíba- FIPAR.