Biblioteca

Horários de atendimento

  • Segunda à sexta-feira: das 07:00 as 23:00
  • Sábados: das 07:00 as 16:00

Serviços

Consulta local
O acervo possui acesso livre, atendendo tanto a comunidade universitária como o público em geral. Contudo, seus usuários externos poderão utilizar-se da Biblioteca somente para consulta local, ou seja, sem que os materiais saiam da biblioteca.

Comutação bibliográfica
Possibilita que o aluno, professor ou funcionário das FIPAR tenham acesso a materiais como artigos de revistas, trabalhos apresentados em eventos, capítulos de livros, dissertações e teses de universidades de todo país, não existentes no acervo das FIPAR.

Levantamento bibliográfico
Será realizada uma pesquisa onde serão relatados todos os títulos disponíveis e mais adequados ao seu trabalho. Você poderá fazer essa solicitação através do e-mail, e no máximo em quatro dias úteis você receberá via e-mail sua solicitação dos títulos disponíveis. Você deverá enviar junto ao seu e-mail, seu número de RA e seu curso, pois este serviço é disponível apenas para alunos, docentes e funcionários das FIPAR.

Empréstimo domiciliar
O empréstimo domiciliar é um serviço exclusivo para alunos, professores e funcionários, e permite a retirada de material bibliográfico por período pré- determinado.

Visita orientada
A visita orientada é um serviço destinado aos novos alunos para que os mesmo, possam conhecer os espaços físicos da Biblioteca, as formas mais eficientes de pesquisa no catálogo (Sistema PHL) bem como sobre setores, serviços, e recursos disponibilizados pela Biblioteca das FIPAR.

Normalização de trabalhos acadêmicos
Serviço de orientação personalizada acerca de normalização de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT. Para atendimento pessoal o agendamento de horário deve ser feito através do telefone 067-3668.1945 ou diretamente no setor de atendimento.

Orientação no uso de bases de dados e outras fontes de pesquisa
Serviço de orientação personalizada de como efetuar pesquisas em diversas bases de dados e outras fontes on-line.

Espaço físico

A biblioteca está disponibilizada em uma área física total de 210,25 m² toda climatizada, sendo que o espaço físico destinado ao acervo da Biblioteca é de 98,80 m². A Biblioteca possui ainda uma sala com um espaço físico de 19,28m² destinada ao acervo de multimeios (CDs, DVDs e VHS) onde possui aparelho de TV, videocassete e aparelho de DVD, além de acomodações para um grupo de 6 pessoas.

O espaço destinado aos estudos individuais ocupa uma área de 22,09 m², com 10 cabines para estudos individuais, o espaço destinado a estudos em grupos, ocupa uma área de aproximadamente 22,01m² dividida em 03 cabines com 01 mesa e 05 cadeiras cada, totalizando 15 assentos, e oferece condições elétricas e ponto de rede lógica para utilização de notebooks com acesso a Internet. E em uma área de aproximadamente 67,35 m² que constam de 05 mesas, com 05 cadeiras cada, totalizando 25 acentos e 04 poltronas individuais para leitura.

Encontra-se nesta área disponibilizado aos discentes 04 computadores com acesso a internet e as bases de dados, 02 computadores com acesso ao programa PHL 8.2. (Personal Home Library).