CPA – Comissão Própria de Avaliação

CPA

Comissão Própria de Avaliação (CPA) ela tem como objetivo propiciar uma autoavaliação da instituição de ensino, possibilitando a diretores, educadores e funcionários rever o que não está dando certo e aprimorar o que já funciona, melhorando, assim, a qualidade acadêmica.

Composição da CPA

NOMESEGMENTO DE REPRESENTAÇÃOCARGO
Niwton Drey Donaire dos SantosCorpo DocenteCoordenador
Jocilene Martins de AlmeidaCorpo DiscenteMembro
Alessandra Correia IsraelCorpo Técnico-AdministrativoMembro
Janete Machado MoreiraSociedade Civil OrganizadaMembro

O QUE É UMA CPA?

CPA, como já dissemos, é uma Comissão Própria de Avaliação, responsável por planejar, organizar e aplicar uma avaliação interna da instituição de ensino. Ela é formada por diferentes membros da comunidade acadêmica, como representantes dos setores administrativos, professores, estudantes e da sociedade civil organizada.

A exigência de uma comissão avaliadora nas Instituições de Ensino Superior (IES) surgiu com a Lei Federal nº 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), obrigando todas as IES a criarem suas próprias comissões para avaliar o andamento de todos os processos educacionais e administrativos das faculdades e universidades públicas e privadas.

Os resultados obtidos com as avaliações aplicadas pela CPA são sintetizados em forma de relatórios e garantem o credenciamento ou o recredenciamento das IES. Além disso, é um dos principais critérios para o reconhecimento ou renovação de conhecimento de cursos de graduação e pós-graduação exigidos pelo Ministério da Educação – MEC.

O QUE FAZ A COMISSÃO AVALIADORA?

Já explicamos brevemente que uma CPA é quem conduz o processo de avaliação interna das IES. Entretanto, a comissão é responsável, também, pela sistematização e disponibilização das informações exigidas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Outra competência de uma Comissão Própria de Avaliação é a elaboração do relatório de autoavaliação institucional, que deve ser aplicado para todos os alunos e funcionários. Vale lembrar que incentivar a participação de todos é uma das responsabilidades da CPA, e a melhor forma de garantir um resultado mais preciso.

Quais são os eixos de avaliação?

Os relatórios de autoavaliação aplicados pela CPA devem considerar cinco eixos temáticos criados também pela lei que instituiu o SINAES. São eles:

  • Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional
  • Eixo 2: Desenvolvimento Institucional
  • Eixo 3: Políticas Acadêmicas
  • Eixo 4: Políticas de Gestão
  • Eixo 5: Infraestrutura

O SINAES também pautou outras dimensões que podem ser abordadas nas avaliações, como:

Agora que você entendeu como implantar uma CPA, convoque uma reunião com funcionários, professores e alunos e discuta a melhor forma de criá-la, a fim de promover uma parceira para identificar as condições de ensino, de gestão e tornar-se uma ferramenta de avaliação contínua da instituição.